Brigadeiro é um doce brasileiro criado na década de 40. É comum em todo o país e está presente em toda festa de aniversário ao lado do beijinho.
O nome do doce é uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela UDN (União Democrática Nacional). Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquis
tou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo que organizaram festas para promover sua candidatura.
O doce foi criado durante a primeira campanha do após candidato a presidência, pela conservadora UDN, logo após a queda de Getúlio Vargas.
A guloseima feira de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto agradou que, numa das festas de campanha, foi feito o doce para arrecadar fundos. A diversas outras versões para a criação do brigadeiro, são todas muito similares, porém, gostei mais desta!!rsrs
No entanto, apesar do doce apoio recebido, a eleição foi ganha pelo General Gaspar Dutra. Mas para deleite da posteridade, a culinária brasileira ganhou essa delícia que tem adeptos de todas as idades de Norte a Sul do Brasil e que, com imigração brasileira para os 4 cantos do mundo, tem se tornado mundialmente conhecido e apreciado.
Para sair um pouquinho do trivial, abaixo segue uma receita um pouquinho diferente de brigadeiro.
O Brigadeiro caramelizado é um pouco diferenciado, pois não usa o granulado sendo então envolto por caramelo, formando uma casquinha crocante que fica uma delícia e o melhor... é muito fácil de fazer!!!

Brigadeiro
- Caramelo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de vinagre
Modo de Preparo
- Brigadeiro:
- Em uma panela, junte o LEITE MOÇA®,
- o Chocolate em Pó DOIS FRADES® e amanteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a massa se desprenda do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Coloque o brigadeiro e
- m um prato untado até esfriar. Unte as mãos e faça bolinhas com pequenas porções de massa. Leve ao freezer até ficarem firmes.
- Caramelo:
- Em uma panela, coloque o açúcar, o vinagre e uma xícara (chá) de água. Leve ao fogo médio, sem mexer e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura. Retire os docinhos do freezer e passe-os um a um na cald
- a de caramelo, com o auxílio de um palito. Deixe-os esfriar sobre uma superfície untada com manteiga. Coloque os brigadeiros em forminhas para docinhos ou sobre papel celofane.
- Congelamento:
- Se desejar, congele os docinhos antes de banhá-los. Para isso, disponha-os em camadas, em uma embalagem de plástico rígido, separados por filme plástico. Cubra com filme plástico e feche bem a embalagem. Etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire-os da embalagem e deixe-os em temperatura ambiente por cerca de 4 horas. A seguir, banhe-os na calda de c
- aramelo ou fondant.
- Dica:
- - Os brigadeiros devem ser passados no caramelo cerca de 6 horas ant
- es de serem servidos, para não melarem. - Para verificar o ponto de bala dura, retire um pouco da calda e coloque-a em água fria. A calda deve ficar dura e quebradiça ao ser retirada da água. - O vinagre é usado para dar brilho e evitar a cristalização do açúcar. - Se preferir, use MOÇA FIESTA® Brigadeiro, que já vem pronto e é uma delícia!
Sobre a receita
- Rendimento: 35 docinhos
- Categoria da Receita: Festas/Coquetéis
- Tipo de Prato: Docinhos
- Tempo de Preparo: 60 min.
- Tempo Total de Preparo: 60 min.
- Nível de Dificuldade: Médio
- Custo: $$ - Baixo
Esta receita foi tirada do site da marca Nestlè, pois do meu ponto de vista, brigadeiro feito com leite condensado moça e chocolate em pó dos dois frades, não tem igual... é garantia de sucesso!!!
Boas gostosuras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário